A Vitrine - Uma Visao de Mercado [ver.2

6 min read

Deviation Actions

BrasilDesigners's avatar
Published:
1.4K Views
Começo este texto com algumas perguntas que você deve fazer para sí:

- Sinceramente, qual o nível de meu trabalho?
- Como uso meu talento e o tempo que uso pesquisando formas
de me aprimorar?
- Qual meu limite que reconheço na qual desejaria quebrá-lo?

e por último e mais importante :
- Como exponho meus trabalhos e a importância que dou a eles?

São perguntas simples, mais que muitos artistas não se comprometem com o que está implícito.

Vamos analisar cada pergunta

- NÍVEL

Já vi em muitos fóruns e/ou comunidades artistas que insistem em espalhar a premissa de que não existe artista melhor que outro, existe...estilos diferentes...para gostos diferentes.
Se dermos uma olhada a fundo, tem um pouco de verdade nisso sim.Tem gente que gosta de tudo mais simples, tem gente que gosta de trabalhos realmente complexos.
O erro dessa justificativa é pela não constatação de que existe a ausência da análise de que se trate ou não de "Mau Gosto".

Já atendi clientes que tinham uma opinião "x" sobre como desejaria o produto, mais não tinha a mínima noção de que era 'cafona' e não se aplicava ao mercado atual, até ser alertado por nossa equipe. Felizmente o cliente percebeu o erro e ouviu nossos argumentos.

Todo artista que queira ter sucesso precisa antes de tudo reconhecer o seu NÍVEL e fazer de tudo para subir os degraus que o fizeram ficar mais abaixo.

Nunca confunda ARTE CLEAN com MAU GOSTO.

Um Exemplo : Certa vez um artista desenhou uma tartaruga no papel, e por falta de experiência com o Photoshop ele apenas aplicou as cores por cima sem ao menos se dar ao trabalho de criar um LINE ART. Quem meche com Photoshop já imaginou como ficou esse trabalho.Você percebia claramente os traços feitos a lápis e os pixels em branco que rodeavam o desenho.
Esse não foi o principal problema, o mais sério ainda, foi que um outro artista com gostos "UNUSUAIS" tratou o desenho como sendo um estilo diferente e aceito por passar a idéia do "imperfeito" como perfeito.

Não podemos deixar nossos gostos pessoais influenciar no nosso trabalho.Afinal, não estamos NOS agradando, estamos agradando ao nosso cliente.Estamos vendendo nossos PRODUTO.
Tenho certeza de que se o artista refizesse todo o desenho da tartaruga e fizesse um trabalho final, de 9 em cada 10 pessoas preferiam o desenho melhor finalizado.
Porque é natural das pessoas reconhecerem um trabalho mal feito ou feito "nas - coxas".

vamos a mais um tópico.


TALENTO X TEMPO - Uma conta simples a se fazer!

É isso mesmo, seu talento é multiplicado por cada tempo que você dedica a ele.Não importa se são 10 minutos durante uma folga ou durante o tempo que resta após seu horário de almoço em sua empresa.
Todo o tempo que se usa pesquisando é válido.
Já tive o DESPRAZER de conhecer 'artistas' que achavam que a carga de conhecimentos que tinham já era o suficiente.
Talvez ele não tinha a noção do quanto o mercado muda, as tendências mudam, tudo muda, e se você não tiver uma gama de novos produtos e serviços para apresentar em sua VITRINE, infelizmente você está fadado a muita dor de cabeça depois, e provavelmente a sucessões de fracassos, e o que é pior...perder tempo pesquisando tecnologias que você poderia muito bem ter acompanhado do início.

Por isso...não é obrigação, nem é requisitos para se tornar um bom artista...mais se atualizar é definitivamente um passo que você dá a frente quando seu cliente tem questões como "por que você cobra esse preço?' ou 'Por que é tudo tão caro?'.
É a certeza de que o cliente não ganhará de você na hora da batalha de VENDER seu produto.

LIMITES

Me recordo de tempos em que a ARTE não era tão abrangente quanto atualmente.Principalmente quando estamos falando de artes digitais.
Softwares de todos os tipos são lançados todos os dias.Novas técnicas são aplicadas e difundidas.
Mais uma vez o termo "LIMITE" está ligado diretamente aos seus conhecimentos.
Se você trabalha com clientes, já deve ter tido visita daqueles do tipo que chegam sabendo de 'tudo'.Quer te ensinar, te dar dicas, e o que é pior...ele chega de perguntando porque teu serviço custa "x" se ele pode pegar da internet, ou tem um programa "y" que não demora nem um minutinho pra fazer.
A atitude que provavelmente chegaria primeiro em sua cabeça era responder "Então procure na internet", mais não seria uma resposta justa.Conhecimento se combate com conhecimento, e jogar clientes fora não é a melhor atitude nessa situação.
Com calma, instrução e cordialidade é possível colocar o cliente em seu devido lugar sendo profissional.
Se você não atende clientes e pretende, se prepare, aparecerão muitos desses, e com o tempo você pessoalmente desenvolverá seus próprios termos e jargões de como sair de situações embaraçosas como essa.

Exemplo : Uma cliente que havia solicitado um álbum, perguntou já sendo ignorante o porque de o álbum não ter sido feito.
Perguntei a ela : A senhora já enviou a relação das fotos??
Ao que ela me respondeu : Já, faz cerca de três meses!
fiz a segunda pergunta que desmontou a cliente : A senhora confirmou conosco se já havia chegado???.

Nesse momento a cliente se acalmou e passou do fogo para água, e AMAVELMENTE perguntou se teria como dar prioridade ao trabalho dela.
Sim, sinceridade é um requisito que faz diferença!
Não se engane, clientes mentem também, e muitos deles contratam seus serviços por ETIQUETA, sem dar créditos ou valor a seu trabalho.

finalmente...


A VITRINE

Isso mesmo, não importa o quão bom você seja, se você não expor seus trabalhos, não tem cliente.Simples assim.

Não adianta ser o mais talentoso de sua cidade se você simplesmente se tranca em sua casa e põe tudo na internet.
Procure novas formas de difundir seu trabalho.Feiras, eventos sociais, amostras,...

Não espere oportunidades, crie oportunidades.Ofereça seu trabalho.
Já ocorreu de eu oferecer algum serviço e a pessoa dizer:"olha, rapaz, justo o que eu estava procurando!".

Se você tem dúvidas do porque artistas menos talentosos teem mais clientes que você...aí está a resposta...propaganda!!!


Por hoje é isso, espero que tenham gostado do artigo,
em breve pretendo postar mais experiências profissionais
que por ocasião tenham me acontecido.
É muito importante para mim um feedback de vossa parte,
e troca de experiências também.

Abraços, fiquem com Deus!

Aldemir Alves
© 2010 - 2024 BrasilDesigners
Comments19
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
marciogarrido's avatar
Meu, adorei o artigo, foi um conhecimento a mais pra mim que pretendo tornar-me um profissional da área de design... com esse artigo consegui ver a gama de oportunidades e desvantagens no trabalho, que com certeza só me farão melhorar sempre. Obrigado.
:love: :hug: