Atualmente tenho acompanhado pelas sombras mais ainda assim de perto, o crescimento, e podemos assim dizer, amadurecimento do mercado brasileiro de games.Não é de agora que lemos em news aqui e ali, sobre INDIE games ou Games independentes desenvolvidos no Brasil.
    Reconheço que o mercado de games no Brasil ainda engatinha, engatinha a muuito tempo.Sabe de quem é a culpa da falta de patrocínio ou de no mínimo um olhar mais sério às produções nacionais???SUA!!!
Sei, você não acreditou, e provavelmente tenha dito em alto tom : EEEUUUUU!!!!??? Mais é a pura verdade.Vou lhes abrir os olhos...

Vamos a um exemplo :

    Você é um pintor, não muito famoso.Mais, teve uma felicidade de criar uma obra e alguém quer expor seu trabalho em uma galeria.Você está muito feliz por isso.Tudo indica que o sucesso estará chegando em breve para você.Chega o grande dia de sua exposição...um grupo de pessoas está analisando sua obra.Quer saber o quanto sua obra pode ser analisada como boa??? Simples, pelos comentários de quem a admira.Existem uns que seguem opiniões alheias, e outros que apenas observa para ver quantas pessoas pretendem adquirir aquela obra.Se os outros não gostam muito, ela não se interessa.Se muitos gostam, esse ser humano seria capaz de gastar seu último centavo para ter o orgulho de segurar sua obra e dizer : 'É minha!'

Agora vem o porém disso tudo :

   Simples, minha gente, vamos ter cuidado na hora de criticar o que os outros fazem.Criticar exige mais da humanidade e sensibilidade do que propriamente de conhecimento.O profissional, na minha opinião, é aquele que narra com entusiasmo a vitória de um time de futebol sobre o outro.Agora, o Grande Profissional, é aquele que narra com entusiasmo a vitória de um time sobre o seu time de coração.Entendam, ele não está ali para satisfazer seus anseios pessoais, ele está ali a trabalho, para transmitir uma mensagem, não importa qual seja.É realmente desanimador ver o desânimo que muitos brasileiros teem pelo trabalho dos próprios brasileiros.
   

Dizem que a fé move montanhas.Digo que em se tratando de Design, a fé, move o DESIGNER, mais o que move um bom trabalho para frente é a maneira de criticar.Porque EU, como designer, daria andamento ao meu trabalho se eu visse que os resultados foram bastante negativos?Por que EU como empresa venderia um PRODUTO 'X' se visse que não foi bem aceito pelo consumidor??? Afinal o MERCADO é isso...oferta e procura.Quando um artista coloca um projeto em andamento à análise, ele não quer saber apenas os aspectos negativos do trabalho, ele quer saber o que deve melhorar.
   

Cuidado com as palavras que escolhe para elogiar ou alertar de algum problema com o que o cliente deseja.
Use para positivamente palavras como : "FICA LEGAL" , " GOSTEI!" , "MUITO BOM", "FICOU SUAVE", evite palavras positivas como : "TA MASSA", "DECENTE, HEIM", "FICOU PIRADO", "GOSTEI DO ESQUEMA", parece mentira, mais já tive experiências pessoais ou não com cada um destas palavras.Um bom dicionário de palavras para quando não for de seu agrado pode ser : "NÃO TÁ LEGAL", "Não Gostei", "PODEMOS MELHORAR", "VAMOS VER COMO FICA ASSIM" , nunca utilize palavras como : "NÃO ROLA", "TÁ FEIO, HEIM", "MUITO BREGA!", "VIXI", e existem milhões de outras que deve estar claramente implícito que o significado daquela palavra não condiz com o ambiente profissional em que você se encontra.Guarde essas palavras para seus contatos íntimos ou para colegas de trabalho quando não houverem clientes por perto.Evite utilizar palavras muito técnicas, pois quando você tem que explicar alguma palavra ao cliente, ele se sente BURRO, Já ocorreu comigo de dizer para o cliente que o 'DESIGN estava bastante CLEAN', e tive que explicar ao cliente o que seria um design CLEAN.Foi constrangedor para mim, mais senti que o cliente ficou duplamente mais constrangido!
    

Na hora de criticar seja qual for o trabalho, tarefa, etc...é importante utilizar palavras sinceras mesmo que negativamente mais que essas palavras sirvam de motivação.

Exemplo :

Imagine que um funcionário fez um Layout para você que ficou de seu agrado, mais ele deixou um floral em cima do produto que deveria estar em destaque.A forma correta que o motivará a fazer o certo é dizer : "Ficou bom, gostei, mais tira apenas o floral de cima do produto ou arranja ele em outra posição", ao invés de "Não ficou bom, e esse floral, nossa senhora!".Ele não vai entender como seria de seu agrado, e é provável que ele faça outros layouts que não te agradem e você tenha dores de cabeça até chegar ao veredicto de demitir o INCONSCIENTE design, sendo que o problema estava em SEU modo pessoal de se comunicar.

É como sempre digo, "Não deixe seu gosto pessoal influenciar suas atividades profissionais".Curto Heavy Metal, filmes de terror é meu estilo de filme favorito, e tenho um humor bastante 'palhaço'. Imagina como seriam meus layouts se eu colocasse meus gostos pessoais a frente? Deus tenha misericórdia dos clientes!
  

Estamos lhe dando diariamente com SENTIMENTOS, COMUNICAÇÂO, EXPRESSÂO, o que excede em muito nossos problemas e conflitos pessoais.Quando estou atendendo um cliente sempre presto atenção as preferências dele, e deixo de lado muitas vezes meus gostos ou minha visão artística para ser agradável ao cliente.
   

Evite sempre criticar outros profissionais quando estiver com clientes.Eles costumam usar essa ferramenta para conseguir a empatia do outro profissional e em conseqüência ter um relacionamento mais 'intimo' com o outro até que seu contrato seja cumprido, depois disso, ele desaparece.Nunca relacione atendimento ao cliente de outra maneira.Cliente é cliente.Mantenha sempre assim.Mesmo que o cliente em questão já seja seu amigo.Na hora seja mais profissional do que amigo, e ele vai entender que você está
se reservando ao direito de reconhecer que NEGÒCIOS e AMIZADE não se misturam.Ser PROFISSIONAL não significa que você não possa BONIFICÁ-LO de alguma forma por sua amizade.Não adianta tentar fazer pesar a sua amizade com os custos.Tente bonificá-lo com algo mais abstrato.

Exemplo : Em um Layout ao invés de reduzir 20% do valor que você cobra normalmente, você pode sugerir uma prioridade no prazo de montar o Layout, por exemplo.Fazer a preço de custo é ideal em alguns casos, mais é importante aqui alertá-lo até onde ele pode ir.
Como exemplo cito álbuns, na qual o valor da lâmina extra tem preço fixo e de encadernação também, mais caso ele opte por um outro modelo, o valor pode ser alterado.



MANUAL DO CRÌTICO PROFISSIONAL :

Para não cair no erro de se transformar em um CRÌTICO qualquer, que enchem fóruns com idéias fracas, aqui vai algumas pequenas dicas que , pessoalmente e profissionalmente, me comprovaram ser muito eficientes.


1 - SINCERIDADE : Sim, ser sincero é um quesito MUITO requisitado em nossa profissão, não?! principalmente se tratando de profissional para profissional.Ser sincero significa que você olhará com um olhar de criança, com a honestidade de uma, e o carinho de uma mãe, mais com o vigor de um bom pai, que deseja o melhor para o outro.Isso mesmo, ser sincero está diretamente ligado à você falar a verdade esperando o amadurecimento daquele trabalho.Mais quer saber???Sem o quesito a seguir a sinceridade é nula...

2 - BOM - SENSO : Significa que você escolherá a palavra correta, e se fará entender de maneira satisfatória.Que você pesará na balança os diversos fatores que influem naquela obra.

3 - CONHECIMENTO : Esse é um erro bem comum.Julgar sem conhecer.Pra que você vai querer divagar sobre GAME DESIGN se todo seu conhecimento foi concebido mediante leitura de suposições de terceiros??? Pra que falar de música se você se fecha em seus gostos pessoais e não mede a importância de nomes que enraizaram todo o processo???

4 - DESPRENDIMENTO : Essa é a capacidade de você conseguir se comunicar deixando de lado sua farda e vestindo a farda do criticado.Esqueça o que você gosta e tente imaginar a quem ele deseja agradar.

5 - PÚBLICO ALVO : É sempre bom saber a quem é destinado o trabalho.De forma que você poderá saber seus gostos, e assim, elaborar um crítica baseado no público que será afetado.

6 - MENSAGEM : Tente captar o que o artista desejou passar.Esse passo é como visitar uma galeria de arte e observar as artes e estudá-las no mais minúsculo detalhe.

7 - PROCEDÊNCIA : De onde veio? Como veio? Pra que veio?



  Esses são alguns dos passos para lhe guiar no processo de criticar uma arte.
Com o tempo, outros se concretizarão e você desenvolverá seus métodos pessoais.
Assim penso, que mediante o caráter de cada um, seus anseios e visões são moldados
a partir daí, cabe a nós filtrar o correto ou aceitável para só assim avançar.
  Deixo claro que estou longe de ser um grande profissional, e mais ainda, muuuito longe da perfeição.Se hoje passo através destas linhas algumas idéias propostas, devo citar
que tudo isso faz parte de minhas experiências profissionais, e não são apenas
teorias, TUDO que aqui escrevo tem fundamento em minha própria pessoa.

O que desejo com esses artigos não é lhe passar um caminha que você deve trilhar,
é apenas para lhe alertar de que você não está só...e que nada no meio profissional
é unanimidade, todos já passaram por situações iguais ou similares a estas.

Hoje posso dizer que sou um bom crítico.Mais o lado pessoal as vezes pesa, sim.
Já conseguir fazer que pessoas que nunca desenharam na vida conseguisse desenhar
apenas por palavras de incentivo.

Sou assim...gosto de ver VOCÊ avançando, fazendo arte, mais com justiça...sem pular
por cima de ninguém, pois o mercado é amplo. E o mercado está bem aberto para todos.


Boa sorte, bons trabalhos, e claro, suas críticas e sugestões serão sempre aceitas, aponte onde
errei,que prometo corrigir, juntos, como equipe, estaremos mais próximos de sermos perfeitos, sim...

Mesmo que não tenha concordado com tudo que tenho dito, se você chegou até esta linha,
significa que você respeita minha opinião, o que para mim é um ganho significativo e
fico feliz com seu amadurecimento, já é um grande passo no desenvolvimento de seu senso
crítico.

Mais uma vez, Obrigado!!!

Deus os acompanhe,
Abraços!!!
Começo este texto com algumas perguntas que você deve fazer para sí:

- Sinceramente, qual o nível de meu trabalho?
- Como uso meu talento e o tempo que uso pesquisando formas
de me aprimorar?
- Qual meu limite que reconheço na qual desejaria quebrá-lo?

e por último e mais importante :
- Como exponho meus trabalhos e a importância que dou a eles?

São perguntas simples, mais que muitos artistas não se comprometem com o que está implícito.

Vamos analisar cada pergunta

- NÍVEL

Já vi em muitos fóruns e/ou comunidades artistas que insistem em espalhar a premissa de que não existe artista melhor que outro, existe...estilos diferentes...para gostos diferentes.
Se dermos uma olhada a fundo, tem um pouco de verdade nisso sim.Tem gente que gosta de tudo mais simples, tem gente que gosta de trabalhos realmente complexos.
O erro dessa justificativa é pela não constatação de que existe a ausência da análise de que se trate ou não de "Mau Gosto".

Já atendi clientes que tinham uma opinião "x" sobre como desejaria o produto, mais não tinha a mínima noção de que era 'cafona' e não se aplicava ao mercado atual, até ser alertado por nossa equipe. Felizmente o cliente percebeu o erro e ouviu nossos argumentos.

Todo artista que queira ter sucesso precisa antes de tudo reconhecer o seu NÍVEL e fazer de tudo para subir os degraus que o fizeram ficar mais abaixo.

Nunca confunda ARTE CLEAN com MAU GOSTO.

Um Exemplo : Certa vez um artista desenhou uma tartaruga no papel, e por falta de experiência com o Photoshop ele apenas aplicou as cores por cima sem ao menos se dar ao trabalho de criar um LINE ART. Quem meche com Photoshop já imaginou como ficou esse trabalho.Você percebia claramente os traços feitos a lápis e os pixels em branco que rodeavam o desenho.
Esse não foi o principal problema, o mais sério ainda, foi que um outro artista com gostos "UNUSUAIS" tratou o desenho como sendo um estilo diferente e aceito por passar a idéia do "imperfeito" como perfeito.

Não podemos deixar nossos gostos pessoais influenciar no nosso trabalho.Afinal, não estamos NOS agradando, estamos agradando ao nosso cliente.Estamos vendendo nossos PRODUTO.
Tenho certeza de que se o artista refizesse todo o desenho da tartaruga e fizesse um trabalho final, de 9 em cada 10 pessoas preferiam o desenho melhor finalizado.
Porque é natural das pessoas reconhecerem um trabalho mal feito ou feito "nas - coxas".

vamos a mais um tópico.


TALENTO X TEMPO - Uma conta simples a se fazer!

É isso mesmo, seu talento é multiplicado por cada tempo que você dedica a ele.Não importa se são 10 minutos durante uma folga ou durante o tempo que resta após seu horário de almoço em sua empresa.
Todo o tempo que se usa pesquisando é válido.
Já tive o DESPRAZER de conhecer 'artistas' que achavam que a carga de conhecimentos que tinham já era o suficiente.
Talvez ele não tinha a noção do quanto o mercado muda, as tendências mudam, tudo muda, e se você não tiver uma gama de novos produtos e serviços para apresentar em sua VITRINE, infelizmente você está fadado a muita dor de cabeça depois, e provavelmente a sucessões de fracassos, e o que é pior...perder tempo pesquisando tecnologias que você poderia muito bem ter acompanhado do início.

Por isso...não é obrigação, nem é requisitos para se tornar um bom artista...mais se atualizar é definitivamente um passo que você dá a frente quando seu cliente tem questões como "por que você cobra esse preço?' ou 'Por que é tudo tão caro?'.
É a certeza de que o cliente não ganhará de você na hora da batalha de VENDER seu produto.

LIMITES

Me recordo de tempos em que a ARTE não era tão abrangente quanto atualmente.Principalmente quando estamos falando de artes digitais.
Softwares de todos os tipos são lançados todos os dias.Novas técnicas são aplicadas e difundidas.
Mais uma vez o termo "LIMITE" está ligado diretamente aos seus conhecimentos.
Se você trabalha com clientes, já deve ter tido visita daqueles do tipo que chegam sabendo de 'tudo'.Quer te ensinar, te dar dicas, e o que é pior...ele chega de perguntando porque teu serviço custa "x" se ele pode pegar da internet, ou tem um programa "y" que não demora nem um minutinho pra fazer.
A atitude que provavelmente chegaria primeiro em sua cabeça era responder "Então procure na internet", mais não seria uma resposta justa.Conhecimento se combate com conhecimento, e jogar clientes fora não é a melhor atitude nessa situação.
Com calma, instrução e cordialidade é possível colocar o cliente em seu devido lugar sendo profissional.
Se você não atende clientes e pretende, se prepare, aparecerão muitos desses, e com o tempo você pessoalmente desenvolverá seus próprios termos e jargões de como sair de situações embaraçosas como essa.

Exemplo : Uma cliente que havia solicitado um álbum, perguntou já sendo ignorante o porque de o álbum não ter sido feito.
Perguntei a ela : A senhora já enviou a relação das fotos??
Ao que ela me respondeu : Já, faz cerca de três meses!
fiz a segunda pergunta que desmontou a cliente : A senhora confirmou conosco se já havia chegado???.

Nesse momento a cliente se acalmou e passou do fogo para água, e AMAVELMENTE perguntou se teria como dar prioridade ao trabalho dela.
Sim, sinceridade é um requisito que faz diferença!
Não se engane, clientes mentem também, e muitos deles contratam seus serviços por ETIQUETA, sem dar créditos ou valor a seu trabalho.

finalmente...


A VITRINE

Isso mesmo, não importa o quão bom você seja, se você não expor seus trabalhos, não tem cliente.Simples assim.

Não adianta ser o mais talentoso de sua cidade se você simplesmente se tranca em sua casa e põe tudo na internet.
Procure novas formas de difundir seu trabalho.Feiras, eventos sociais, amostras,...

Não espere oportunidades, crie oportunidades.Ofereça seu trabalho.
Já ocorreu de eu oferecer algum serviço e a pessoa dizer:"olha, rapaz, justo o que eu estava procurando!".

Se você tem dúvidas do porque artistas menos talentosos teem mais clientes que você...aí está a resposta...propaganda!!!


Por hoje é isso, espero que tenham gostado do artigo,
em breve pretendo postar mais experiências profissionais
que por ocasião tenham me acontecido.
É muito importante para mim um feedback de vossa parte,
e troca de experiências também.

Abraços, fiquem com Deus!

Aldemir Alves

Recent Journal Entries

Journal Writers